O Impacto do Natal na Saúde Oral

COMO AS FESTIVIDADES AFECTAM OS SEUS DENTES

Os doces Natalícios como os chocolates, biscoitos e sobremesas repletas de açúcar e amidos, são uma tentação irresistível que têm impacto na sua saúde oral.

Conteúdo do Artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    O Natal é uma época de alegria, celebração e, claro, muita comida deliciosa. No entanto, enquanto nos deliciamos com os pratos festivos, é importante considerar o impacto que muitos dos ingredientes utilizados podem ter na saúde dos nossos dentes. Afinal, cuidar da saúde oral durante as festas é tão importante quanto desfrutar dos banquetes com amigos e família.

    Açúcar, o Vilão Conhecido

    Em crianças fomos alertados sobre os perigos do consumo excessivo de açúcar: os adultos sempre nos disseram que era assim que desenvolvíamos cáries. Mas será realmente verdade? Na realidade, o açúcar em si não é o vilão; são as bactérias que se desenvolvem com o seu consumo excessivo que representam o verdadeiro problema. Cada um de nós abriga naturalmente bactérias na boca. Contudo, devido ao consumo de açúcar, também introduzimos bactérias prejudiciais na nossa boca. O açúcar oferece um ambiente propício para o crescimento dessas bactérias, resultando numa proliferação de energia quando consumimos alimentos doces. Este processo desencadeia a produção de ácido pelo açúcar, o qual, por sua vez, pode danificar os dentes, originar cáries e, em casos mais graves, levar à perda dentária.

    imagem de lábios cobertos de açúcar e sorridentes

    Como minimizar os efeitos do açúcar na saúde oral?

    1. Potencialize a remineralização: Os seus dentes estão constantemente a perder e a recuperar minerais. A chave para os manter saudáveis está na otimização da remineralização. Mantenha um pH bucal saudável e estimule a produção de saliva para evitar a boca seca. Flúor, vitamina D e até o chocolate amargo (não estava à espera deste, pois não?) são bons aliados neste processo.
    2. Adote uma dieta com menos cereais: Estudos destacam que eliminar os cereais da sua dieta é uma estratégia eficaz na prevenção de cáries.
    3. Invista num tratamento ortodôntico: Além de um sorriso deslumbrante, dentes alinhados reduzem os cantos onde alimentos pegajosos se escondem, minimizando o risco de cáries. Leia o nosso artigo sobre os benefícios do uso do Invisalign que vão para além da estética para melhor entender o potencial deste tratamento.
    4. Desfrute com moderação: Não há problema em saborear os seus doces favoritos no Natal, desde que tente limitá-los às refeições. Consumir refrigerantes e outros alimentos ricos em açúcar ao longo do dia fornece às bactérias uma fonte constante de alimentos, resultando na produção contínua de ácido.
    5. Queijo como sobremesa: Sabia que o queijo é um alimento que neutraliza o ácido na boca? Terminar a refeição com queijo pode ser uma estratégia brilhante para proteger os seus dentes.
    6. Pastilhas com xilitol: Escolha pastilhas sem açúcar que contenham xilitol para reduzir as bactérias orais. Mascar pastilha estimula a produção de saliva e, desta forma, neutraliza ácidos que tenhamos na boca. Tenha cuidado para não exagerar e causar desconforto na mandíbula.
    7. Enxague a boca após alimentos pegajosos: Se consumir doces ou alimentos pegajosos, deve bochechar vigorosamente com água para eliminar resíduos após o seu consumo. Esta técnica evita que as bactérias se alimentem e produzam ácidos por mais tempo.
    8. Beba água para neutralizar ácidos: A água neutraliza os ácidos da boca, logo, protege os seus dentes dos ácidos que se formam com o consumo de açúcar.
    9. Evite produtos em que o açúcar está listado nos primeiros cinco ingredientes: Se o açúcar estiver entre os cinco primeiros ingredientes, evite-o, especialmente se for parte da sua alimentação diária.
    10. Não escove os dentes imediatamente: Após uma refeição açucarada, espere entre trinta minutos a uma hora antes de escovar os dentes e usar fio dental para evitar danos ao esmalte devido à acidez residual na boca. Para melhor compreender como proceder à higiene oral dos seus dentes, leia o nosso artigo sobre como deve lavar os dentes.
    imagem de mesa com bolachas de natal e outros doces de natal com o background de decoração de natal

    Quais os alimentos a evitar no Natal?

    1. Chocolates e Doces – Quantas caixas de chocolate vai oferecer e receber este Natal? Se não resistir aos bombons, a grande de quantidade de açúcar neles cria um habitat propício para as bactérias. Se a tentação for irresistível, opte por chocolates amargos, como o chocolate negro que tem menos açúcar.
    2. Caramelos – O caramelo é o pesadelo de qualquer dentista. A textura açucarada, pegajosa e dura é causadora de dentes danificados e até partidos. Além disso, pode comprometer tratamentos como as coroas. A viscosidade do caramelo prolonga a sua presença na boca e aloja-se entre os dentes.
    3. Sangria – Uma escolha aparentemente festiva, a sangria traz consigo alguns desafios para a saúde oral. Além de manchar os dentes, a sangria está carregada de açúcar, exacerbado pela adição de frutas cítricas como laranjas. Esta combinação pode resultar em manchas superficiais, cáries e até mesmo erosão dentária.
    4. Fruta Seca – Uma presença comum nas festividades, as frutas secas podem parecer uma opção saudável, mas surpreendentemente, são ricas em açúcar. Tal como os caramelos, a textura pegajosa cria um problema adicional, pois permanece nos dentes por mais tempo. Se consumir, considere mascar pastilha elástica sem açúcar e beber água para minimizar os efeitos.

    Quais os alimentos recomendados para a saúde oral no Natal?

    Celebre o Natal com as suas receitas favoritas, mas incorpore no jantar da consoada ingredientes que protegem os seus dentes.

    1. Vegetais: Acompanha o bacalhau da consoada com couve? Ponha mais um bocadinho no prato. E adicione brócolos, por exemplo ou outro vegetal de que goste. Vegetais crus ou pouco cozidos ajudam a limpar a boca pois aumentam a produção de saliva.
    2. Queijo: Prepare uma travessa de queijos para enriquecer a mesa de natal. O queijo não só aprimora a experiência gastronómica, mas também fortalece os dentes com uma generosa dose de cálcio. Após a ceia, saboreie um pedaço de queijo não apenas por prazer, mas faça-o como uma estratégia para neutralizar os níveis de acidez na boca.
    3. Leite: Se tem também a tradição de deixar ao Pai Natal um copinho de leite e bolachinhas, aproveite e brinde à chegada dos presentes com um copo de leite. Além de ser uma fonte rica de cálcio, o leite possui uma acidez neutra, tornando-o totalmente benigno para os dentes.
    4. Amêndoas: Estes frutos secos são ricos em proteínas e cálcio, enquanto mantêm baixos teores de gordura e açúcar. Escolha as naturais para maximizar os benefícios, evitando versões torradas com açúcar ou mel.
    5. Maçãs: a textura desta fruta limpa suavemente a superfície dos dentes, ao mesmo tempo que estimula as gengivas. Então, troque uma das suas sobremesas por uma maçã e os seus dentes vão agradecer.

    Conclusão

    Sabemos que sempre que há celebrações em redor da mesa, a saúde dos nossos dentes é posta à prova. Somos a favor da alegria e da partilha de momentos especiais, mas a Dra. Gracinda Magalhães aconselha-nos a fazê-lo com moderação. Nesta época, tenha especial atenção ao impacto que o Natal tem na sua saúde oral. Dê um brilho especial às festas, não apenas com receitas deliciosas e os seus doces preferidos, mas também com escolhas que garantem o brilho dos seus dentes. É hora de saborear cada momento sem descuidar um sorriso radiante e saudável!

    Desejamos-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

    Referências

    fotografia tirada à porta da Alma Dental, clínica dentária em Almancil

    Clínica Alma Dental

    Acreditamos que um sorriso saudável é a manifestação da sua alma e o primeiro passo para uma vida plena e feliz. Combinando tecnologia de última geração e uma equipa altamente especializada e comprometida, criamos planos de tratamento personalizados para atender às necessidades de cada paciente. Os nossos serviços abrangem desde limpezas dentárias até procedimentos de implantes e tratamentos estéticos, com a mais alta qualidade e profissionalismo. E para tornar ainda mais conveniente, estamos localizados estrategicamente em Almancil, no coração do Algarve.

    NOTA IMPORTANTE: Como um serviço aos nossos pacientes, a Alma Dental escreve estes artigos como sugestões. Observe a data da última revisão ou atualização de todos os artigos. Lembre-se que nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como substituto do aconselhamento médico direto.

    Scroll to Top