Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária voltada para o diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, lesões e anomalias que afetam os dentes, boca, maxilares e estruturas relacionadas.

Cirurgia Oral

A Precisão Que O Seu Sorriso Merece

Esta especialidade possui um campo de atuação abrangente que inclui desde extrações dentárias (incluindo dentes inclusos), cirurgia de patologia cística e tumoral, cirurgia endodôntica, periodontal, implantologia, cirurgia pré e pós protética, cirurgia infecciosa até traumatologia oral.

As intervenções cirúrgicas podem ser realizadas com conforto, seja no consultório dentário com anestesia local ou no bloco operatório com anestesia geral. Geralmente, é necessária um plano de acompanhamento e controlo posterior para garantir o sucesso do tratamento.

A extração simples de um dente pode ser necessária por várias razões como cáries extensas e impossibilidade de restauração, perda óssea severa ou a necessidade de ganhar espaço na arcada dentária.

Esta cirurgia oral é realizada com anestesia local, dependendo do grau de complexidade do procedimento. A extração simples de um dente é um procedimento comum e importante para a saúde oral e é essencial seguir as orientações do dentista para garantir uma recuperação adequada após a cirurgia.

Extrações dentárias complexas envolvem situações em que é necessário cortar osso ou dente para remover um dente. Dentes muito danificados, presos ao osso, ou seja, anquilosados ou dentes inclusos (que não erupcionaram) são exemplos que exigem extrações dentárias complexas.

Os dentes inclusos podem ocorrer por falta de espaço na arcada, anatomia anómala ou má posição no osso. Se estes dentes não forem removidos, a pressão constante da tentativa de erupção pode levar a problemas como reabsorção ou cáries nos dentes vizinhos, inflamação, dor e apinhamento (má posição dos dentes). Por este motivo, a extração dos dentes do siso, os últimos a nascer, é uma ocorrência comum.

É importante que relembrar que se devem seguir as orientações do dentista para garantir o sucesso do procedimento de extração dentária complexa e uma recuperação adequada.

Por vezes, os dentes podem não erupcionar adequadamente devido à falta de espaço na arcada, tornando-se impactados no osso.

Nestas situações, após criar espaço na arcada com o uso de aparelho ortodôntico, é possível que seja necessário realizar uma cirurgia oral para expor esses dentes e trazê-los para a posição correta, alinhando-os com os demais. Este procedimento é chamado de tração ortodôntica e visa integrar o dente na estrutura do aparelho ortodôntico.

A ocorrência mais comum desse fenómeno é com os caninos superiores, uma vez que eles são os últimos a erupcionar na região anterior da maxila. A combinação de aparelho ortodôntico e cirurgia oral pode ser uma abordagem eficaz para resolver problemas de dentes impactados, permitindo um alinhamento dentário adequado e a obtenção de um sorriso harmonioso.

A articulação temporomandibular (ATM), localizada próxima ao ouvido, conecta a mandíbula ao crânio. Disfunções nesta articulação podem estar relacionadas com problemas de má oclusão dentária, causando desequilíbrio nos músculos, articulações e ligamentos. Pacientes com esta disfunção frequentemente apresentam sintomas como dores de cabeça, ouvidos, olhos, face e pescoço, bem como dificuldades na mastigação, zumbidos, enjoos e tonturas.

O tratamento para disfunção da ATM visa eliminar as causas subjacentes, muitas vezes envolvendo a articulação com o tratamento ortodôntico, intervenções de implantologia para repor dentes em falta ou cirurgia ortognática.

É essencial procurar um profissional especializado para o diagnóstico correto e o planejamento do tratamento adequado para aliviar os sintomas e melhorar a função da articulação temporomandibular. A abordagem multidisciplinar pode ser necessária para garantir um tratamento eficaz e uma recuperação saudável.

As infeções orofaciais são condições causadas por microrganismos como fungos ou bactérias e podem afetar a cavidade oral ou áreas próximas, como o seio maxilar ou as glândulas salivares. Enquanto pequenas infeções podem ser tratadas com antibióticos, as mais complexas podem requerer intervenção cirúrgica oral. É importante procurar tratamento adequado para evitar complicações e garantir uma recuperação saudável.

Os quistos e tumores da região orofacial podem ter relação com dentes infetados ou inclusos, mas também podem não ter relação ou origem em nenhum dente.

Normalmente estas lesões não causam dor e são “descobertas” em radiografias ou consultas de check-up. Quando surgem devem ser removidas e enviadas para análise para identificação. A remoção de quistos ou tumores exige uma cirurgia oral.